Bandeira-UKLanguage   

topo-aves

Observação de Aves

A região de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, possui uma das maiores diversidades de aves do Brasil. É frequente avistar, durante passeio pela Mata Atlântica, aves raras, de cores incríveis, comportamentos curiosos e cantos surpreendentes. Foi com base nesse cenário que o Itamambuca Eco Resort, localizado em Ubatuba, decidiu investir no projeto ecológico "Aves do Itamambuca Eco Resort", visando a preservação da avifauna local através da divulgação dessa diversidade. Já foram fotografadas e catalogadas mais de 200 espécies de aves que frequentam o Eco Resort.

A primeira apresentação desse acervo fotográfico está sendo feita por meio de painéis de identificação, contendo a foto e informações, tais como o nome da ave, tamanho, hábitos alimentares, se é de fácil observação e outras curiosidades. Os painéis estão instalados em pontos estratégicos do resort, chamando a atenção dos hóspedes e visitantes. A maior parte deles pode ser vista no percurso da Trilha dos Guaiamuns, uma trilha suspensa de, aproximadamente, 500 metros de extensão, construída com madeira de eucalipto de reflorestamento. O início da trilha fica próximo à recepção do resort, terminando no Rio Itamambuca, onde há um mirante.

A maior surpresa de todas as aves fotografadas é o Apuim-de-costa-preta (Touit melanonotus), extremamente raro e ameaçado de extinção. Este pequeno papagaio fez uma inacreditável visita ao escritório do Eco Resort, proporcionando as únicas fotos conhecidas dessa espécie no mundo.

De acordo com o mais atualizado levantamento, coordenado por Carlos Rizzo, expert em aves de Ubatuba, é possível avistar mais de 500 espécies diferentes de aves na região, dentre as mais de 1.800 espécies avistáveis no Brasil. Por esse motivo, Ubatuba é palco, anualmente, de um encontro pitoresco: o Ubatuba Birds, evento que reúne observadores de aves de vários lugares do mundo, para um grande festival de observação de aves que frequentam essa região.

O Itamambuca Eco Resort, pela sua privilegiada localização, é um dos grandes recepcionistas desse encontro - que, geralmente, é realizado no mês de outubro - propiciando aos visitantes a oportunidade de observar as aves nos seus mais variados ecossistemas como mangue, ambientes aquáticos, mata fechada e aberta, cativando o turista pela diversidade e pelo colorido.

Localização

Fale Conosco