Nesta segunda-feira o Itamambuca Eco Resort foi cenário para mais uma produção fotográfica de moda.
A marca Modelan, de Minas Gerais, escolheu o Itamambuca Eco Resort e nossa paisagem para acompanhar sua coleção primavera-verão 2016.

Apresentamos o Maria-mulata. Esse lindo caranguejo de cor vermelha é facilmente encontrado no Itamambuca Eco Resort, principalmente nas margens do rio Itamambuca. Nosso deck de frente para a praia foi batizado de Maria-Mulata em homenagem a esses curiosos habitantes da margem do rio. Também conhecido como Aratu-vermelho, trata-se de um caranguejo pequeno, com no máximo 6 cm de largura.
Aratu é o nome popular de diversos caranguejos semi-terrestres do mangue, principalmente da família dos sesarmídeos. Possui diversos outros nomes populares regionais, “Aratu vermelho”, “Aratu vermelho-preto”, Aratu do mangue”, “Maria-mulata”, “Carapinha”, “Espia-moça”, “Túnica”, “Anajá”, “Bonitinho”, etc.
Ampla distribuição geográfica, extensa no Atlântico ocidental, do sul da Flórida (EUA) até Santa Catarina, sul do Brasil. Ilhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. No Atlântico oriental, do Senegal a Angola. É encontrado também na costa pacífica do Panamá. Habita áreas estuarinas das zonas tropicais e subtropicais, predominando no supra e médio-litoral, permanecendo boa parte do tempo emerso. Poderosos osmorreguladores, eles ocupam habitats de salinidades diversas, mas preferem ambientes mais salinos, com valores de 22 a 35%o. Versátil, ocupa praticamente todos os microhabitats do mangue, desde o solo lamoso e arenoso entre raízes e troncos das árvores do manguezal, até as próprias árvores, sendo considerado semi-arborícola. Não constroem tocas, invadindo habitações de outros caranguejos no solo.